Comprar um carro é um grande sonho da maioria das pessoas. Basta perguntar a alguém que esteja perto de você e saberá que o desejo de muitos é comprar um carro. Talvez esse também seja o seu sonho e por isso está aqui. Afinal, uma grande conquista como esta demonstra liberdade financeira e de vida. Já pensou na maravilha que será ter um carro e não precisar gastar horas e horas no transporte público para se locomover, sem contar no conforto e segurança que só ele pode oferecer a você e sua família. Quem não quer isso, não é mesmo?

Precisamos te dizer, que assim como outras conquistas na sua vida, a compra de um automóvel poderá exigir uma organização e planejamento financeiro maior da sua parte. Mas fique tranquilo, talvez você precise abrir mão de algumas coisas, mas assim que receber a chave do carro vai perceber o quanto tudo valeu a pena. Quanto mais disciplinado você for em relação às suas finanças, mais rápido conquistará o sonho do carro próprio.

Neste artigo, vamos dar dicas valiosas sobre como você pode comprar seu automóvel sem sacrificar o seu bolso e economizar o máximo possível. Acompanhe até o final para saber de tudo!

Descubra tudo para comprar um carro

Caso você queira mesmo tirar este sonho do papel e realmente ver as coisas acontecendo, é preciso se planejar com antecedência, para não causar danos futuros e acumular dívidas enormes.

Talvez você já tenha em mente o modelo de carro que deseja, aquele que segundo as suas pesquisas te servirá melhor nesse momento. Aposto que você já tenha pensado na cor, nos acessórios que terão, na potência do motor e tantas outras coisas que ele terá. Porém, antes disso é necessário seguir alguns passos que podem não parecer tão “mágicos”, mas que são muito necessários para comprar um carro.

O controle das suas finanças precisará ser um pouco mais rigoroso agora do que talvez você esteja acostumado, mas isso servirá para que você consiga poupar o máximo possível e ainda sim não fique apertado com suas contas no fim do mês.

O que preciso fazer para economizar o máximo possível?

Não existe um segredo ou um passe de mágica que te fará economizar muito dinheiro para a compra do seu carro. Você vai precisar juntar dinheiro e controlar os seus gastos para alcançar essa conquista. Nós separamos duas dicas essenciais que vão te ajudar a poupar sem sacrificar o seu bolso.

1. Acompanhe seus gastos

Como anda sua vida financeira? Provavelmente sobrar dinheiro no fim do mês para poupar na compra do seu automóvel parece uma meta impossível para você. Se esse é o seu caso, você precisa acompanhar os seus gastos mais do que nunca. O seu salário pode estar sendo gasto com coisas tão banais que você não percebe.

Pegue papel e caneta, nada de planilhas nesse momento, e anote todas as suas despesas. É pra anotar tudo mesmo, desde aquele cafézinho que você gosta de tomar todo dia na padaria até a sua maior despesa. Só assim você conseguirá perceber para onde seu dinheiro está indo.

Para facilitar, comece anotando os seus gastos fixos, aqueles que você tem todo mês. Então entram aqui suas despesas com aluguel, transporte, água, luz, internet, telefone.

Depois você começa a listar seus outros gastos com lazer e alimentação. Saiu pra jantar no fim de semana? Anote quanto gastou! Foi em um passeio legal com a família? Anote quanto gastou! Resolveu assinar a Netflix? Também não deixe de anotar!

Não se esqueça também de acompanhar todas as suas dívidas, seja pagar algum parente ou a dívida do cartão de crédito. Separe um tempo para registrar tudo, é muito importante não deixar passar nada.

Fazendo isso você terá muito mais controle sobre suas finanças além de conseguir enxergar quais áreas da sua vida exigem mais do seu dinheiro. Só assim será possível fazer os ajustes necessários nos seus gastos para comprar um carro.

2. Estabeleça o melhor momento para a compra

Depois de ter listado todos os seus gastos você terá mais noção sobre sua realidade financeira atual. Talvez você consiga conquistar o seu carro próprio daqui a seis meses ou talvez tenha que esperar um ou dois anos para alcançar essa conquista. Defina o que é prioridade para você neste momento. É quitar o pagamento dos seus estudos? É fazer uma reforma na casa? É lidar com uma dívida maior? Podem existir necessidades mais urgentes do que comprar um carro neste momento.

Agora se você quer se locomover com mais rapidez e conforto ou precisa de um meio de transporte que seja melhor para você e sua família, é hora de se planejar para comprar um carro. Se você percebeu que este é o melhor momento para adquirir seu automóvel, vai precisar juntar uma grana.

Imagem de homem com mão no volante

Como juntar dinheiro para comprar um carro?

Agora que você decidiu que quer mesmo comprar um automóvel, precisa levantar recursos para bancar esta conquista. Você precisará fazer os ajustes necessários no acompanhamento de gastos que fez lá em cima, lembra? Você pode se fazer as seguintes perguntas para te ajudar:

  1. Será mesmo que eu preciso tomar aquele cafézinho fora de casa todo dia? Aposto que você consegue abrir mão disso por algum tempo. Faça seu café em casa mesmo e economize dinheiro.
  2. Preciso jantar fora todo fim de semana? Você não precisa deixar de ter seus momentos de lazer com família e amigos somente por estar juntando dinheiro, mas dá pra ajustar sua rotina e fazer refeições em casa com mais frequência.
  3. É necessário ficar por dentro de todas as séries e filmes da Netflix? Uma opção é cancelar a assinatura deste serviço por algum tempo, mas caso você não queira isso, você pode optar por dividir a conta com algum amigo para tornar o valor da mensalidade mais baixo. Desse modo, você consegue juntar dinheiro sem precisar fazer grandes sacrifícios.

Separe todo mês uma parcela do seu salário que será destinada a compra do seu carro. O dinheiro que você definir para a compra de seu automóvel pode ser aplicado na poupança, que não rende muito ao mês. Como você também pode aplicá-lo em outras alternativas mais rentáveis. Confira essas informações com seu banco e escolha a melhor opção para você.

Caso você receba um salário de R$2.000 reais e decida poupar 30%, precisa separar R$600 reais todo mês. Encare esse valor como um gasto que você tem, de forma que não haja maneiras de destinar esse valor para outras coisas. Só assim você conseguirá poupar o dinheiro necessário.

Para se ter uma média do valor do modelo de carro que você está pensando em comprar, uma ótima opção é consultar os preços da tabela FIPE. Fazendo isso você terá uma boa noção, mesmo antes de ir a uma concessionária. Para consultar basta acessar o site e preencher as informações necessárias.

Se comprar um carro à vista for uma alternativa muito distante a você, tenha pelo menos 20% do valor total do veículo para dar uma entrada. Por exemplo, se o carro que você quer custa 30 mil reais, considere ter 6 mil reais de entrada. Esse valor te ajudará no financiamento ou até mesmo em um consórcio.

Outros gastos com carro

Depois de ter conseguido o seu tão sonhado carro, precisa estar ciente que terá gastos mais recorrentes. Alguns deles são:

  • IPVA;
  • Segurança;
  • Manutenção;
  • Licenciamento;
  • Lavagem;
  • Combustível;
  • Possíveis multas;
  • e outros

Mas não precisa se assustar, você pode juntar uma grana extra para cobrir uma parte desses valores, pelo menos no início. Com o passar do tempo o seu carro pode não estar atendendo mais às suas necessidades, talvez precise de um carro maior e mais potente nesse caso você já pode começar a pensar na ideia de vendê-lo, mas isso já é assunto para outro artigo.

Imagem de mulher com a chave do carro na mão

Conclusão

Neste texto, nós falamos sobre como você pode comprar um carro sem sacrificar o seu bolso, a importância de um bom planejamento financeiro, o melhor momento para adquirir o seu veículo. Falamos também sobre como você pode juntar dinheiro e poupar o máximo possível, citamos alguns outros gastos que você terá com seu veículo.

A compra de um automóvel deve ser muito bem pensada para promover muito mais vantagens do que desvantagens, principalmente financeiras.

Além de ter um carro para chamar de seu, é importante se certificar que ele está seguro. Para protegê-lo contra furtos e roubos você pode contar com a Loovi. Entre em contato conosco e converse com algum dos nossos especialistas.

Você coloca em prática algumas das dicas que passamos aqui para comprar um carro? Nos conte nos comentários!

Quer fazer uma avaliação conosco? Entre em contato e experimente gratuitamente por 30 dias.

Preencha o formulário abaixo que um especialista irá entrar em contato com você.