Existem alguns serviços de proteção para carros disponíveis hoje que nos promovem a segurança de que nosso patrimônio está bem cuidado. Porque a compra de um carro, seja ele novo ou usado, sempre envolve muitas coisas, né!

Precisamos pagar o IPVA, lidar com as taxas de licenciamento, abastecer com frequência, fazer a limpeza do veículo e muitas outras coisas.

Entre todas essas coisas, a mais importante delas se trata da proteção do nosso veículo. Investir na segurança do seu carro é a forma mais adequada de estar preparado contra imprevistos que possam surgir.

Tenho certeza que lidar com uma situação de furto ou roubo, acidentes e colisões ou qualquer outro problema sem poder contar com um sistema de segurança te dará dores de cabeça muito indesejadas.

Existem várias empresas disponíveis no mercado de proteção para carros e te deixam muito mais seguro em caso de problemas.

As opções podem variar desde as mais básicas até as mais completas.

Os seguros, associações e empresas de rastreamento competem entre si para ver quem leva a melhor. Considere todas elas, pesquise bastante e escolha a que for melhor para você e seu carro.

Neste post, você vai conferir tudo que precisa saber sobre as diferentes alternativas de manter o seu carro protegido. Acompanhe a leitura e veja qual a melhor alternativa para você.

Velocimetro escuro

Qual a diferença entre seguro, associação e empresas de rastreamento?

Existe uma estimativa de que existam mais de 50 milhões de carros no Brasil, isso quer dizer que todos estes veículos, em algum momento, estão sendo alvos de criminosos que agem de má fé e cometem assaltos.

Além disso, também há chances de ocorrer acidentes que comprometem o estado veículo e o bem estar dos motoristas e passageiros.

Contratar um serviço que faz a proteção para carros te deixará muito mais tranquilo em caso de situações imprevisíveis com seu carro.

Você pode escolher entre seguradoras, associações e empresas de rastreamento.

As associações de proteção veicular são grupos de pessoas que formam uma cooperativa e se juntam para dividir, em partes iguais, os valores para cobrir os possíveis danos que possam ocorrer com o veículo.

Funciona como se fosse uma “vaquinha” para pagar as despesas com o carro. Você faz um pagamento mensal referente ao valor de um eventual conserto que alguém da associação possa precisar. Você também se inclui nessa, viu!

A mensalidade paga por cada um dos associados vai criando um fundo de reserva para pagar os reparos e estragos em casos de furtos, roubos, acidentes e outros incidentes.

Nesse sentido, quanto maior o número de associados, menor o valor a ser pago, pois o preço total será dividido por todos que fazem parte da cooperativa.

O objetivo da associação de proteção veicular não é o lucro, por isso os riscos de sinistros são divididos pelas pessoas que fazem parte dela.

Elas já existem faz um bom tempo, há mais de 40 anos surgiu a primeira associação.

Os fundadores eram caminhoneiros do estado de Minas Gerais que transportavam cargas, o intuito era estar protegido de possíveis problemas que poderiam ocorrer ao seu veículo, mas não queriam pagar os altos preços dos seguros.

Pensando nisso, os caminhoneiros se reuniram e resolveram pagar uma quantia fixa de dinheiro todo mês para cobrir possíveis despesas que viessem a ter com o veículo.

Eles mesmo decidiam qual valor deveria ser pago, assim eles estavam protegidos sem pesar no bolso.

O seguro já é um pouco diferente, funciona por meio de um contrato, chamado de apólice, feito entre uma pessoa que deseja contratar o seguro e a seguradora.

Neste contrato fica previsto que o segurado está coberto contra alguns riscos que podem ocorrer contra ele e seu patrimônio, seja de carro, moto, vida ou bens pessoais. É possível fazer seguro de celular, relógio e outros itens, sabia?

Imagine que você tenha contratado um seguro para seu automóvel contra furto e roubo, se algo vier acontecer, você vai ser indenizado conforme está na sua apólice.

Funciona mais ou menos assim, no momento de assinatura da apólice você define para quais imprevistos deseja obter cobertura.

A lógica é simples, quanto mais riscos você deseja cobrir, mais caro o valor do seu seguro vai ficar.

Fazendo pagamento na data correta, seja ele mensal, anual ou único, você está coberto de incidentes e pode acionar o seguro quando precisar.

Porém, existe um valor mínimo a ser pago para acionar o seguro, esse valor é chamado de taxa de franquia.

Se acontecer algum problema, seja batida, arranhão ou algum outro e o valor do conserto ficar menor que o estabelecido na taxa de franquia, você deve pagar pelas despesas por conta própria.

Agora se o valor for maior, você pagará da mesma forma, porém a seguradora vai cobrir a diferença de valores.

Para ficar mais claro, imagine que você tenha um seguro de carro e que a taxa de franquia para consertos seja de R$1.000 reais. Porém, seu veículo deu um problema e precisa de um conserto no valor de R$4.000 reais.

Nesse caso você pagará os mil reais previstos pela taxa de franquia e a seguradora pagará os restantes três mil reais, entendeu?

Você só não pagará a taxa de franquia em caso de perda total. Mas o que é considerado perda total para as seguradoras?

  • Acidentes que ocasionam na perda de 100% do carro;
  • Acidentes que danifique mais de 75% do veículo;
  • Roubos que tornam impossível a recuperação do carro.

Existe ainda outra maneira de contratar um serviço de proteção para seu veículo. As empresas de rastreamento e monitoramento veicular oferecem um dispositivo que se conecta ao seu carro e te protege contra roubos e furtos.

Você sabe a diferença entre rastreamento e monitoramento?

É bem simples, basta lembrar da palavra rastro, que significa sinais deixados por alguém.

As empresas de rastreamento ficam de olho nestes “sinais” para conferir se está tudo bem com o carro. Qualquer mudança de rota ou caminho que pareça estranho é detectado pelo rastreador.

Por outro lado, monitorar significa acompanhar o trajeto em tempo real, dessa forma é possível saber qual a localização exata do veículo.

Os rastreadores podem conter dois tipos de tecnologia diferentes: o GPS e a radiofrequência.

A tecnologia de GPS é capaz de localizar o veículo em qualquer lugar. Eles funcionam por meio de satélites que captam dados e encontram o carro onde ele estiver.

A tecnologia de radiofrequência também consegue localizar o veículo de qualquer lugar, desde que haja uma antena capaz de receber o sinal que o aparelho emite e localizar o carro.

Geralmente os dispositivos com esta tecnologia cobrem uma área de 40 quilômetros de onde você está até a antena mais próxima.

Ele não é tão preciso quanto o GPS pois dependem das antenas para funcionarem, por isso ele faz uma triangulação das diferentes antenas para encontrar o veículo.

Quem opta por fazer o monitoramento do veículo pode contar com uma tecnologia mais avançada e completa, a telemetria.

Ela estabelece uma comunicação entre o dispositivo e a central da empresa de monitoramento que consegue localizar o veículo em tempo real.

Para fazer isso não é necessário fios e nem pessoas para captar dados e informações sobre o carro. Tudo acontece de forma remota!

O aparelho é conectado a porta OBD2 do carro, tipo um pendrive, sabe?!

O veículo precisa ser compatível com essa entrada para utilizar essa tecnologia. Geralmente os carros fabricados a partir dos anos 2.000 possuem a porta OBD2 perto do volante ou perto do porta luvas.

Vale a pena conferir o manual do carro para ter certeza se seu carro possui essa entrada.

Conseguiu compreender a diferença entres os tipos de proteção para carros que temos disponíveis no mercado?

Por que é importante investir na proteção para carros?

Comprar um carro é uma vitória para muitas pessoas, mas é preciso tomar alguns cuidados para que a conquista não vire motivos de problemas frequentes.

Com as tecnologias disponíveis hoje você pode ficar sempre de olho no seu carro sem precisar estar perto dele.

Existem dispositivos e serviços que fazem a proteção do seu veículo e te deixam despreocupado em casos de assaltos, acidentes e outros problemas.

Você já considerou investir na segurança do seu veículo? Se ainda não, confira 7 motivos que mostram a importância de proteger seu automóvel.

Proteção para carros

Os números de furto e roubo aumentam cada vez mais

Os números de roubos e furtos no Brasil crescem cada vez mais, por isso é essencial garantir a segurança do seu carro contra estes crimes.

Você sabia que a cada minuto um carro é roubado no nosso país? Isso mesmo, andar com seu veículo por aí sem nenhuma proteção pode ser muito perigoso.

É importante ficar atento também porque alguns modelos atraem mais criminosos que outros, por isso contar com um serviço que protege seu veículo se tornou quase obrigatório.

Possibilidade de acidentes

Por mais que tomemos todos os cuidados, usamos cinto de segurança, dirigimos com cautela, é possível se envolver em acidentes.

Uma curva mal feita, alguém que dirige de forma descontrolada, essas e outras outras coisas podem acabar gerando colisões e batidas.

Existem opções de serviços no mercado que te protegem caso uma situação como essa ocorra.

Você roda muito com seu carro

Dirigir um carro que acabamos de comprar gera muita satisfação, por isso é natural rodar muito para mostrar ele por aí!

A parte ruim disso tudo é ficar exposto a diversas situações de risco, mas isso não pode te impedir de dirigir o seu carro. Se proteger contra essas situações é a melhor maneira de rodar com segurança no seu carro.

Você pode contar com uma assistência 24h

Contratempos com o carro são muito comuns do que você pensa, a chave pode dar problema, o pneu pode furar.

A grande maioria das seguradoras possuem uma assistência 24h para te auxiliar em casos de problemas, desde os simples até os complicados.

Existem empresas de rastreamento e monitoramento veicular que também contam com este serviço.

A Loovi é uma delas, você recebe ajuda em caso de pane elétrica, pane seca, se precisar de hotel, chaveiro, reboque, carro reserva e vários outros serviços. A nossa assistência 24h está disponível para você durante os sete dias da semana, viu!

Segurança financeira

Os prejuízos financeiros de perder um carro por furto ou roubo são muitos grandes, isso sem contar nos gastos com consertos em casos de acidentes.

Gastar uma grande quantia de dinheiro sem nenhum planejamento pesa muito no bolso. A melhor opção é se prevenir contra estes problemas com as opções de proteção para carros disponíveis hoje.

A maioria das empresas oferecem planos mensais que te cobrem contra imprevistos. Ter um valor fixo para pagar todo mês é muito mais vantajoso do que desembolsar muito dinheiro de forma totalmente imprevisível, né!

Consertos mais baratos

Você sabe porque contar uma empresa de segurança veicular deixam os consertos do seu carro mais baratos? Isso é possível porque elas contam com profissionais parceiros que fazem os reparos com um preço que cabem no seu bolso.

Os profissionais fazem isso porque sempre poderão contar com aquela empresa de segurança quando precisarem de trabalho.

Dessa forma, você consegue economizar no reparo do seu carro e os profissionais garantem que sempre receberão trabalho.

Capô aberto para conserto

Tranquilidade da família

Garantir a segurança dos filhos e familiares enquanto dirige é a grande motivação de muitas pessoas ao contratarem serviços de proteção para carros.

Dirigir sem alguma proteção pode acabar gerando muito estresse e deixar você e sua família expostos a riscos indesejados.

Além de contar com os itens de segurança mais comuns, como cintos de segurança, airbags, é essencial contratar um serviço de proteção para seu veículo contra roubos, furtos e até acidentes.

Em casos de problemas mais sérios, você pode contar com auxílios como serviço de táxi, hotel e entre outros que cobrem você e sua família e te resguardam contra riscos.

Quais são os benefícios?

Contratar um serviço que faça a segurança do seu veículo é essencial para garantir que seu carro esteja protegido.

Já conhece os benefícios que as empresas de proteção para carros oferecem? Se ainda não, confira abaixo.

Proteção em caso de furto ou roubo

Os carros que contam com uma tecnologia que faz o rastreamento e monitoramento estão protegidos contra furto e roubo.

Além disso, se torna muito mais fácil recuperar o veículo caso algo assim aconteça, já que é possível obter a localização do veículo em tempo real.

Mas ainda sim existem chances do seu veículo não ser recuperado, nesses casos é fundamental contar uma garantia que te paga 100% da tabela FIPE se isso acontecer.

A Loovi faz isso por você, acesse o site e conheça mais sobre a Loovi.

Acidentes e colisões

Ninguém espera sofrer uma batida ou acidente de carro, mas contar com um auxílio se isso vier acontecer pode te deixar mais tranquilo. Os seguros e proteções veiculares te cobrem contra estes riscos.

Mas vale dizer que contratar um seguro pode ser muito caro, viu?! Cabe a você colocar na balança e ver o que vale a pena para você.

Falaremos de valores um pouco mais adiante, continue a leitura.

Seguro de vida

Saber que alguém próximo de nós perdeu a vida realmente nos causa uma dor enorme, né! O espaço que essa pessoa deixou nunca conseguirá ser preenchido, mas aos poucos retornamos a nossa rotina e aprendemos a lidar com o luto.

O seguro de vida é um benefício que serve para amparar a família de quem perdeu seu ente querido, assim a família possui uma segurança financeira.

O apólice para seguro de vida pode variar de empresa para empresa, vale conferir todos os detalhes na opção que você for escolher.

Os pais olhando a filha andar de bicicleta

Como contratar uma proteção veicular?

As cooperativas de proteção veicular são simples de contratar, já que não apresentam tantos recursos necessários para a contratação. Em cada associação existem regras específicas, então você vai precisar perguntar bastante para ficar por dentro de tudo.

O serviço de proteção veicular é muito usado por pessoas que não se encaixam no perfil exigido pelas seguradoras, seja pelo modelo do carro, pelo comportamento do motorista ou por outros fatores.

Além disso, é preciso fazer a vistoria do veículo para ao contratar uma proteção veicular, ela é feita por profissionais que são especialistas no assunto e vão até o que seu carro está.

Pesquise na internet as opções disponíveis, faça uma cotação e veja se contratar uma proteção veicular é viável para você.

Como contratar um seguro?

Contratar um seguro é um investimento para aqueles que querem garantir que ele e sua família estarão protegidos contra os riscos previstos no seu apólice. Existem diversas opções de apólices com variações nas taxas de franquia, quais situações são cobertas e mais.

Ao conversar com o corretor de seguros busque saber com detalhes quais as coberturas de acordo com cada necessidade sua, talvez seja muito importante para você, por exemplo, cobrir terceiros, então fique de olho se o seguro que você pretende contratar possui essa cobertura.

Existem quatro tipos de seguros, são eles:

  1. Seguro contra furto e roubo: protege o veículo contra estes dois crimes;
  2. Seguro compreensivo: é a opção mais completo, cobre danos, acidentes e etc;
  3. Seguro para terceiros: protege as pessoas que estão envolvidas no incidente. Esse seguro pode ser contratado para acrescentar algum outro.
  4. Seguro para passageiros: protege as pessoas que estão no veículo contra danos morais, físicos ou pessoais.

Também busque saber qual o valor da franquia que precisa ser pago caso o seguro seja acionado. É importante saber disso porque muitas vezes valerá mais a pena pagar o conserto do seu carro sem acionar a seguradora.

As seguradoras também fazem uma análise de perfil para avaliar várias coisas e decidir se farão o seguro do seu carro ou não.

São avaliados diversos fatores, como informações do motorista, histórico de acidentes, modelo do carro, área de risco e mais.

Você pode entrar em contato com alguma seguradora, tanto de forma presencial ou pela internet e fazer sua cotação. Pesquise bastante antes de decidir qual tipo de proteção para carros vai escolher.

Como contratar uma empresa de rastreamento e monitoramento veicular?

As empresas de rastreamento e monitoramento veicular têm ganhado cada vez mais espaço no mercado. Os serviços que eram somente utilizados por pessoas que tinham um grande poder aquisitivo, hoje já são acessíveis a muitas pessoas por causa delas.

Agora muitas pessoas podem ter seu carro protegido sem prejudicar o bolso, né!

Assim como nas outras opções de serviços para de proteção para carros, pesquise bem e veja quais serviços vão te atender melhor. Existem planos que oferecem diversas funcionalidades e possuem um preço justo.

Além de fazer o rastreamento e monitoramento do veículo, algumas empresas contam com outros serviços que te ajudam em caso de pane no veículo, problemas com a chave, necessidade de reboque e outros.

Uma grande vantagem dessas empresas é que na maioria delas você pode fazer a contratação de forma 100% digital e acompanhar tudo pelo seu celular, como é o caso da Loovi.

Qual o preço?

Os preços de alguns serviços de proteção para carros podem variar conforme as características do veículo, perfil do motorista.

Porém, há outras empresas que possuem um valor fixo para todo tipo de carro e só variam conforme os tipos de serviços prestados.

Ao contratar um seguro, por exemplo, é feita uma análise completa de você, do seu veículo e da área que você mais roda. Esses fatores influenciam diretamente no preço do seu seguro.

Inclusive o valor do seguro pode mudar de homem para mulher, você sabia disso?

Dados mostram que as mulheres são mais cautelosas no trânsito e por isso registram menos ocorrências, por isso o valor do seguro para elas é mais barato.

Para se ter uma ideia, o preço médio do seguro de um Chevrolet Onix Joy 1.0 no estado de São Paulo é de R$1.845 reais para mulheres e R$2.151 reais para homens.

Vale dizer que o valor também muda conforme o estado, no Rio de Janeiro, por exemplo, o preço do seguro é mais caro porque o índice de roubos e furtos neste estado é maior.

O valor de uma proteção veicular é calculado com base em dois custos, um que corresponde a uma taxa fixa que deve ser paga todo mês e outro que corresponde aos custos de incidentes ocorridos no mês anterior e que foram pagos pela associação.

Fazendo o cálculo destes dois custos, você saberá quando vai precisar pagar por mês. Vale dizer que o valor pago por imprevistos que ocorreram no mês anterior é dividido por todos os integrantes da cooperativa, então não fica tão caro para cada um, viu!

O preço médio de uma associação de proteção veicular gira em torno de R$80 reais por mês.

O valor de um sistema de rastreamento e monitoramento para o seu carro vai depender muito do tipo serviço que deseja, funcionalidades mais básicas são mais baratas do que as avançadas.

Além disso, também é possível contratar este serviço para proteger sua frota de veículos, neste caso o custo mensal ficará bem mais caro.

Existem diferentes planos que atendem vários perfis, avalie o que for melhor para você e faça a escolha certa.

As opções disponíveis no mercado possuem preços a partir de R$69,90 por mês para fazer o rastreamento e monitoramento do seu carro.

Qual a melhor opção de proteção para carros?

Ao contratar um serviço para fazer a proteção do nosso veículo, valorizamos muito a qualidade, afinal é nosso patrimônio que está em jogo!

Para escolher bem é necessário considerar algumas coisas antes de tomar a decisão, porque caso contrário poderá sofrer com as taxas que devem ser pagas de cancelamento.

Confira abaixo alguns pontos que deve prestar atenção ao contratar um serviço de segurança para o seu carro, seja ele seguro, proteção veicular, ou rastreamento e monitoramento.

Avalie sua necessidade

É essencial ter muito claro o que realmente você precisa ao buscar um serviço de proteção para o seu veículo.

Dessa forma, você vai conseguir escolher a melhor alternativa para fazer a segurança do seu carro.

Ter uma cobertura contra acidentes pode não ser tão interessante para você que roda pouco e dirige com cuidado ou talvez não seja tão importante ter um seguro para passageiros, já que você sempre anda de carro sozinho.

Coloque tudo na ponta do lápis e analise quais as suas necessidades ao contratar um serviço de proteção para o seu carro.

Compare as opções

Comparar quais serviços deseja contratar seja ele um seguro, proteção veicular ou rastreamento e monitoramento do carro, é importante para fazer a escolha certa.

Converse bastante e faça até mesmo ligações se for preciso para checar todas informações do serviço que deseja contratar.

Nessa hora, é muito importante pesquisar bem os preços e as funcionalidades que vão estar disponíveis a você.

Avalie a reputação da empresa

É muito importante que você veja se a empresa que você pensa em contratar é confiável. A internet está cheia de opiniões das pessoas que utilizam ou já utilizaram o serviço que você pretende contratar, então conferir isto te ajudará a tomar a decisão mais adequada.

Também existem portais como o Reclame Aqui que coletam as queixas dos clientes, dessa forma você pode conferir a reputação da empresa.

Se for possível, busque recomendações com pessoas que você conheça também.

São confiáveis?

Uma das diferenças entre o seguro, a proteção veicular e as empresas de rastreamento e monitoramento veicular é o fato delas serem ou não regulamentadas pela SUSEP.

A Superintendência de Seguros Privados é responsável por controlar e fiscalizar os mercados de seguros, previdência privada aberta, capitalização e resseguro.

Somente as seguradoras são normalizadas pela SUSEP, elas precisam cumprir uma série de requisitos, inclusive de montante de capital para fazerem parte desse mercado.

Mas fique tranquilo, isso não quer dizer que ao contratar uma associação, não poderá exigir seus direitos caso algo dê errado.

Existe uma entidade chamada Agência de Autorregulamentação das Entidades de Autogestão de Planos de Proteção Contra Riscos Patrimoniais (AAAPV) que é responsável por controlar as atividades das cooperativas.

Essa entidade não é tão rigorosa quanto a SUSEP, mas busca garantir que as associações presentes nela sejam confiáveis.

As empresas de rastreamento e monitoramento veicular são regidas pela lei que afirmam que o motorista não deve pagar pelos prejuízos que devem ser cobertos pela empresa.

Ao contratar um serviço de proteção para carros, busque comprovar essas informações legais para garantir seus direitos.

Ah, todas essas informações devem estar presentes no contrato assinado pelo cliente!

Conclusão

O risco de se envolver em acidentes, ser furtado ou roubado nos alertam para promover a segurança do nosso veículo. Existem diversas formas de fazer isso, itens como cinto de segurança, airbags garantem a proteção do motorista e passageiros contra acidentes.

Uma outra forma muito mais completa e segura de garantir a proteção para carros é contar com um serviço que faça isso por nós.

Dentre as opções estão os seguros, as proteções veiculares e as empresas de rastreamento e monitoramento veicular.

Neste artigo, você conferiu tudo sobre cada uma delas, qual a diferença entre seguro, associação e rastreamento e monitoramento veicular, o preço médio que pagará ao contratar alguma delas, como contratar e muito mais.

A Loovi oferece uma garantia inteligente contra furto e roubo para o seu carro. Nosso dispositivo permite o rastreamento e monitoramento do seu veículo.

Contamos com meios tecnológicos, como inteligência artificial que nos permite localizar, carros roubados ou furtados de forma muito ágil.

Quer fazer uma avaliação conosco? Entre em contato e experimente gratuitamente por 30 dias.

Preencha o formulário abaixo que um especialista irá entrar em contato com você.